segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Regras, aprendo brincando!

REGRAS DE CONVÍVIO SOCIAL: É BRINCANDO QUE   APRENDO MUITAS COISAS!
APRENDO  AS REGRAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS, ALÉM DE REGRAS QUE ME AJUDARÃO A CONVIVER COM MEUS COLEGUINHAS E ADULTOS.


DURAÇÃO: DOIS SEMESTRES DE 2013
OBJETIVOS:
  • Discutir a respeito da importância de algumas regras existentes na sala de aula para que sejam do conhecimento de todos.
  • Constatar que as regras só têm valor real se forem aplicáveis a todos, em benefício do próprio grupo.
  • Enfatizar as consequências do desrespeito a certas regras.
  • Conscientizar os alunos da importância do cumprimento das regras de jogos e brincadeiras, pois são elas que  definem o início e fim.
JUSTIFICATIVA:
Para toda criança, brincar é aprender  e aprender é brincar.
A brincadeira deixou de ser encarada como uma atividade inata da criança e passou a ser vista como uma atividade humana e social, produzida  a partir de seus elementos culturais. O ato de brincar constitui-se em um momento de aprendizagem em que a criança tem a possibilidade de viver papéis, de elaborar conceitos e ao mesmo tempo exteriorizar o que pensa da realidade, além de ser um excelente momento, para que   assimilem  as regras de convívio social com outras crianças e adultos.

JOGOS DE MESA

JOGO NA SALA DE INFORMÁTICA


INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS DE TODAS AS IDADES DURANTE O RECREIO, COM BRINQUEDO CONFECCIONADO PELO 1º ANO.



Lembrando sempre que toda criança tem direito a brincar. 
Esse direito  foi incluído na Declaração das Nações Unidas dos Direitos da Criança em 1959 e reiterado em 1990, quando a ONU adotou a Convenção dos Direitos da Criança e reafirmado no  ECA  (Estatuto da criança e do adolescente). 
Quando as crianças brincam, conhecem a si mesmas a aos outros. Descobrem o mundo e exercitam novas habilidades.  Elaboram saídas para as situações de conflito, aumentando assim, a auto-estima. Tornam-se mais avançadas em desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo. Compartilham mais, são menos agressivas,  criam vínculos e tem relacionamentos mais seguros com suas famílias e amigos.

Quem brinca aprende a encontrar soluções criativas nas  atividades, nos relacionamentos e  na vida. 
Portanto, deixe-os brincar, ensine novas brincadeiras e  reflita sobre práticas pedagógicas que contemplem os jogos e brincadeiras no cotidiano escolar.

Fonte de pesquisa: ECA  e LEIS DE DIRETRIZES E BASES.





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