APRENDO AS REGRAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS, ALÉM DE REGRAS QUE ME AJUDARÃO A CONVIVER COM MEUS COLEGUINHAS E ADULTOS.
DURAÇÃO: DOIS SEMESTRES DE 2013
OBJETIVOS:
- Discutir a respeito da importância de algumas regras existentes na sala de aula para que sejam do conhecimento de todos.
- Constatar que as regras só têm valor real se forem aplicáveis a todos, em benefício do próprio grupo.
- Enfatizar as consequências do desrespeito a certas regras.
- Conscientizar os alunos da importância do cumprimento das regras de jogos e brincadeiras, pois são elas que definem o início e fim.
Para toda criança, brincar é aprender e aprender é brincar.
A brincadeira deixou de ser encarada como uma atividade inata da criança e passou a ser vista como uma atividade humana e social, produzida a partir de seus elementos culturais. O ato de brincar constitui-se em um momento de aprendizagem em que a criança tem a possibilidade de viver papéis, de elaborar conceitos e ao mesmo tempo exteriorizar o que pensa da realidade, além de ser um excelente momento, para que assimilem as regras de convívio social com outras crianças e adultos.
JOGOS DE MESA
JOGO NA SALA DE INFORMÁTICA
INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS DE TODAS AS IDADES DURANTE O RECREIO, COM BRINQUEDO CONFECCIONADO PELO 1º ANO.
Lembrando sempre que toda criança tem direito a brincar.
Esse direito foi incluído na Declaração das Nações Unidas dos Direitos da Criança em 1959 e reiterado em 1990, quando a ONU adotou a Convenção dos Direitos da Criança e reafirmado no ECA (Estatuto da criança e do adolescente).
Quando as crianças brincam, conhecem a si mesmas a aos outros. Descobrem o mundo e exercitam novas habilidades. Elaboram saídas para as situações de conflito, aumentando assim, a auto-estima. Tornam-se mais avançadas em desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo. Compartilham mais, são menos agressivas, criam vínculos e tem relacionamentos mais seguros com suas famílias e amigos.
Quem brinca aprende a encontrar soluções criativas nas atividades, nos relacionamentos e na vida.
Portanto, deixe-os brincar, ensine novas brincadeiras e reflita sobre práticas pedagógicas que contemplem os jogos e brincadeiras no cotidiano escolar.
Fonte de pesquisa: ECA e LEIS DE DIRETRIZES E BASES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário