segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Espaço para aprender

 “Crianças tem sua infância apenas uma vez. Tire a infância delas e
elas a terão perdido para sempre” (Joan Can).

Embora estas duas fotos tenham sido tiradas em épocas distintas, não percebemos mudanças na organização do espaço da sala de aula.  Até entendo esta lógica de organização, pois sou boa leitora de Foucault, e o mesmo explica muito bem os objetivos deste tipo de organização do espaço, que é: disciplinar e controlar o corpo da criança.
 Acredito que o  trabalho pedagógico não precisa ser feito num espaço, onde as crianças ficam sentadas e enfileiradas em carteiras, pois, o que caracteriza o trabalho pedagógico é a experiência dos alunos com o conhecimento científico e com a literatura, a música, a dança, o teatro, o cinema, a produção artística, histórica e cultural, em todos os espaços, dentro e fora da escola.





É possível planejar e criar ações  pedagógicas com base nos jogos e nas brincadeiras, mediante movimentos de interações entre as crianças num espaço e tempo que favoreça as trocas de informações.
O próprio Ministério da Educação, em sua política nacional,  assegura às crianças um tempo mais longo de convívio escolar.
É certo que com práticas que atendam e respeitem as especificidades das crianças, elas terão maiores oportunidades de aprendizagem, consequentemente uma aprendizagem mais ampla. (Ensino Fundamental de nove anos. Orientações Gerais. MEC, 2004, p.17).

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