segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O Universo e Deus



A partir da leitura de um livro, um aluno de 6 anos,  questionou o comportamento do personagem dizendo:

-Este não vai para o céu!

Então, resolvi fazer um levantamento sobre as  hipóteses dos alunos, daquilo que cada um pensava existir  depois do céu. Desta forma,  pude conhecer suas representações mentais e informações que tinham.



Enquanto as crianças falavam, eu  registrava num cartaz as informações de cada uma, nomeando o autor destas. Ao mesmo tempo que as crianças trocavam informações sobre tudo que conheciam sobre o céu,  deixava claro para o grupo quem era o autor da produção através do registro.
Em momentos de discursividade como estes, as crianças assumem o papel de quem tem o que dizer, para quem dizer e por que dizer,  percebem que tanto a linguagem oral como a linguagem escrita constituem meios que propiciam este dizer.
De acordo com Vygotsky (1989), é necessário que a criança dialogue com os conceitos, articulando-os às vozes, saberes e experiências de seu grupo social e de outros. Nessas relações ela começa a elaborar o significado da palavra, a experimentá-la em seus enunciados à luz de outras palavras e de outros enunciados.
A leitura deste registro escrito oportunizou a análise das formas das letras, da direção da escrita (de cima para baixo, da esquerda para a direita), das letras iniciais, do número de letras,  enfim, estudou-se a materialidade do sistema de escrita alfabética.


























Após a coleta de informações, e tendo como ponto de partida as indagações feitas pelas  crianças , planejei as próximas aulas, propondo situações que de modo específico problematizavam seus conhecimentos,  levando à apropriação de conhecimentos científicos vinculados às diferentes áreas disciplinares, da linguagem e elementos culturais como os valores éticos.
Obs.: Utilizei um datashow para fazer uma apresentação do universo e dos instrumentos utilizados pelos cientistas, para  observação e exploração ao longo da história.
Comentários dos alunos durante a pesquisa:

- Onde está Deus e o diabo?

- Depois das nuvens é que fica as estrelas, a lua, o sol.

-Os planetas, cometas.

-Deus deve estar num desses planetas, não dá para ver.

- Minha mãe disse que o Deus é invisível.

-No universo tem poeira colorida.

-A chuva acontece dentro do planeta Terra.

A concepção religiosa, sobre a constituição do universo, é a raíz  privilegiada na comunidade, no entanto, não foi um empecilho à  apresentação de  outra teoria a respeito de sua formação. As famílias participaram e colaboraram, ajudando nas pesquisas.

Quanto a pergunta, "Onde está Deus?", respondi:

-Nenhum instrumento criado pelo homem, para ver à longas distâncias, conseguiu vê-lo até hoje, pois o universo é muito grande.

Foi quando outra criança respondeu:

-Deve estar escondido.

Então,  as crianças começaram discutir os prováveis esconderijos...



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