segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Receita e as múltiplas linguagens.




         Não tenho como falar da minha rotina em sala de aula, sem citar de alguma forma Vygotsky, ele que através de seus estudos, revolucionou a forma de pensar o desenvolvimento da  criança. Sua concepção histórico social do desenvolvimento humano  nos permite compreender os processos de interação existentes entre o pensamento e a atividade humana.
         Vygotsky estabelece algumas diretrizes para aquisição da leitura e escrita pela criança. Mas citarei no momento apenas uma delas, a de que , aprender a ler e a escrever  deve tornar-se uma necessidade para a criança. Mas como? Bom, se é a partir das vivências que nascem as necessidades...criamos situações onde ler tornou-se uma necessidade!
          A  turma  desenvolveu um projeto chamado Receitas de casa. Trabalhamos com texto instrucional (receita culinária) uma vez por semana. O objetivo principal do projeto foi  possibilitar o desenvolvimento da capacidade de descrever ações por meio da linguagem verbal.
       No primeiro dia, levei uma máquina portátil que confeccionava bolo ou pão após colocarmos os ingredientes. Houve muita euforia ao verem a  máquina e pouco interesse  pela receita.
       Na semana seguinte, os alunos interessaram-se pelo produto final, O BOLO! Foi este produto final que despertou o interesse dos alunos pela leitura e escrita, eles compreenderam a necessidade do  aprendizado do texto instrucional (receita), para informar à família, a melhor forma de confeccionar o bolo.
       Na sequência,  expliquei  que tudo o que se fala, se pensa, se imagina pode ser escrito com as letras do alfabeto, números, ou outros signos. Solicitei que observassem os ingredientes e registrassem suas ideias combinando o uso das letras ou algum  dos símbolos estudados (estes registros tinham como finalidade a análise dos avanços posteriores). Crianças que diziam não saber escrever eram incentivadas a fazer do modo que sabiam naquele momento, utilizando as mais variadas formas de linguagem, e que  teriam muito tempo para aprender mais e mais coisas. Suas receitas foram ampliadas e reproduzidas, para que todos pudessem ler as diferentes formas de registro.
       Este tipo de atividade nos permite observar as diferentes impressões que as crianças têm sobre a escrita,  e consequentemente fazer as intervenções pedagógicas mais adequadas, além de nos dar elementos  para planejar as aulas seguintes. Cabe salientar, que  o objetivo da atividade não é fazer com que a criança copie a receita e sim, que, compreenda a sua função social e suas estruturas convencionais em situação real.
      Embora esteja falando a respeito da apropriação da leitura e escrita especificamente, não posso deixar de comentar sobre a importância, também, da apropriação da linguagem matemática, quando trabalhamos as questões de medidas, quantidade e números; da linguagem química, ao observarem as transformações e perceberem que a matéria  foi modificada e que é impossível retornar ao estado inicial; e muitas outras, ligadas à higiene pessoal e a dos alimentos, planejamento e outros.
      As ações pedagógicas, devem revelar os usos e funções da leitura e escrita em situação real de aprendizagem, e  todo o processo de ensino deve ser  verdadeiramente educativo, despertando nas crianças, a curiosidade e o desejo em aprender!
 




















  É muito bom trabalhar para conquistar um objetivo, não é verdade? Principalmente, se o processo para sua aquisição não for um fardo, exaustivo, que te faça desanimar ou desistir pelo caminho.

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