A autora apresenta
neste livro um referencial teórico dos métodos e os passos didáticos dos Métodos
sintéticos e Métodos Globais ou
Analíticos , da mesma forma as consequências da utilização de uns e de outros
no processo de ensino e aprendizagem.
Ela destaca também, a
importância de trabalharmos com textos na fase inicial da alfabetização e
defende que, “para aprender a ler é preciso conhecer as letras e as sílabas, mas é
fundamental buscar o sentido...”. Nesse
sentido, embasada pelas teorias de Magda Soares apresenta também, o conceito e o
caráter da alfabetização e do letramento.
Fiz um brevíssimo resumo dos métodos descritos pela autora, no entanto, é necessário fazermos uma leitura mais profunda sobre cada um deles, a fim de reinventarmos novas práticas pedagógicas que deem conta da diversidade de formas de aprender, dentro da sala de aula.
Síntese dos métodos de alfabetização
1-MÉTODO SINTÉTICO DA
SOLETRAÇÃO: Juntando as letras para ensinar
a combinatória de letras e sons de palavras soltas.
O que
observei ao me deparar com crianças (3º e 4º ano) que não conseguiram se
alfabetizar com esse método, foi que
elas conheciam as letras e na hora da
leitura soletravam, mas não conseguiam formar as sílabas. Percebi que para elas, ler era soletrar as palavras, soletrar era ler!
Outras práticas:
-Na hora da leitura, não soletre...leia o texto ou a palavra;
-Nomear a letra inicial e final da palavra, número de letras e sílabas.
-Quer explorar os nomes das letras? Brinque de bingo. Escreva as palavras exploradas nos textos ou nomes dos alunos em tiras de papel, depois sorteie as letras dizendo o nome de cada uma delas;
-Com letras móveis você pode pedir que ordenem as letras de acordo com o alfabeto, para leitura;
-Trilha do alfabeto: a cada jogada a criança diz uma palavra que inicia com a letra nomeada;
-Leia o alfabeto, pode não parecer, mas elas gostam muito.
2- MÉTODO SINTÉTICO DA SILABAÇÃO: ênfase excessiva nos
mecanismos de codificação e decodificação, apelo excessivo à memória e não à
compreensão .
Primeiro você mostra as vogais e os ditongos, depois ensina a
família silábica. Em seguida, forma-se palavras com três letras, como por exemplo,
vai, viu, vou. Depois forma-se as frases "vo-vó viu a a-ve". As
sílabas e palavras complexas ficam para depois.
3-MÉTODOS FÔNICOS: São vários métodos muito bons, mas há um que primeiro ensina-se ao aluno a produzir os sons representados pelas letras. Não é apenas dar o nome da letra, mas ensinar o SOM da letra!!Para ficar claro o que é som da letra, deem uma olhada neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=j49uCPpp7MU#t=69. Esse vídeo é simplesmente ridículo.
Agora assistam a esse vídeo, é um jogador de futebol dizendo como os baianos leem o alfabeto na Bahia. Pesquisei apenas um vídeo para mostrar que ensinar o "som" da letra no Brasil pode ser uma péssima ideia http://www.youtube.com/watch?v=W-475rfp_Gg . Outra coisa que a autora nos mostra é que uma letra pode representar diferentes sons conforme a posição que ocupa na palavra.
Mas como eu disse, há outros muito bons! Inclusive há métodos fônicos que adiam o ensino dos nomes das letras até que o
aprendiz tenha dominado as relações letras-fonemas (relações grafofônicas). Os
métodos fônicos muito difundidos no Brasil foram, "Método da
Abelhinha"; " A casinha feliz".
Acredito que o fato de a criança saber as letras não atrapalha o processo citado, basta o professor planejar e propor atividades para ensinar os nomes das
letras, de preferência de forma lúdica e ao apresentar as palavras ele deve
ler, sem soletrar. Desta forma, a criança compreenderá a diferença entre
soletrar e ler. Muitas vezes, as crianças iniciam a leitura soletrando, daí é só lembrar: não é soletrar, é ler. Se a atividade de leitura e jogo for permanente, as crianças compreenderão a diferença entre um e outro.
É bom não esquecer de explicar aos pais o método utilizado no processo de alfabetização e letramento, percebi que muitos têm a tendência de soletrar as palavras durante a leitura. Numa reunião com os pais, aproveitei para explicar o método e como deveria ser a prática de leitura em casa.
PRÁTICA PARA QUE AS CRIANÇAS ADQUIRAM A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA:
Atividades de leitura (permanente) de textos memorizados (parlendas,
travas-língua, cantigas de roda, versos) para observação da estrutura do texto, as frases, além de identificar as palavras e o número de sílabas e letras para formar esta palavra , reconhecer rimas e aliterações (sílabas que se repetem no
início e final de uma série de palavras).
De acordo com a autora, devemos alternar atividades de
decodificação de sílabas com atividades de leitura de textos significativos (
como os que circulam socialmente), para que a criança desenvolva conhecimentos
de sintaxe, de vocabulário, e alcance familiaridade com diversos tipos de
textos, cada qual com regras de organização.
MINHA OPINIÃO:
"Não devemos esquecer que a prática da leitura não exclui a prática de
escrita. O que quero dizer é que, mesmo que a criança não saiba escrever
convencionalmente, ela deve ser incentivada a escrever ( não copiar), seja com
desenho, letras soltas, sílabas, desta forma o professor poderá avaliar a
evolução da criança e planejar novas práticas e atividades para que avancem em
outros conhecimentos.
4- MÉTODOS GLOBAIS: trazidos a partir do movimento Escola Nova, por volta de 1920 e 1930, (método de contos, método ideovisual de Decroly, método natural Freinet, método natural, método Paulo Freire, e o método a partir de palavras-chave "aquelas destacadas de uma frase ou texto. As palavras são destacadas e desmembradas em sílabas, as quais, recombinadas entre si formam novas palavras", reconheceu?
A Escola Nova , valorizava a leitura, as bibliotecas e o gosto
pelos livros. A fundamentação teórica desses métodos é a psicologia Gestalt,
que diz que a criança tem uma visão sincrética ou globalizada da realidade, ou
seja, tende a perceber o todo, antes de captar as partes. Na
prática, primeiro apresentamos o texto, depois as frases, palavras e
sílabas.
Ao ler o livro, percebemos uma visão bem interessante a respeito de como a criança vê e aprende, além da valorização dos seus saberes. Bem diferente da visão tradicional, onde as crianças, independente dos seus conhecimentos prévios, devem
perceber as partes para depois perceber o todo: primeiro as letras, depois
as sílabas, as palavras, as frases e por último, o texto.
Enfim, para alfabetizar é necessário conhecer os métodos e recriá-los à luz dos novos tempos, adequando-os aos conhecimentos de nossos alunos, pois todos trazem informações e saberes que podem ajudá-los no processo de aquisição da leitura e escrita.
Espero ter colaborado de alguma forma, pois a intenção é olhar para o futuro, sem nos perdermos no presente por estarmos presos a um passado, que, nem ao menos, conhecemos direito. Segue abaixo a sabedoria de Paulo Freire e depois Artur da Távola:
" Ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com
a sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem, de denunciar e de anunciar. Ai
daqueles e daquelas que, em lugar de visitar, de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo
profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, ai daqueles que em lugar desta
viagem constante ao amanhã, se atrelem a um passado de exploração e de rotina."
Espero ter colaborado de alguma forma, pois a intenção é olhar para o futuro, sem nos perdermos no presente por estarmos presos a um passado, que, nem ao menos, conhecemos direito. Segue abaixo a sabedoria de Paulo Freire e depois Artur da Távola:
" Ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com
a sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem, de denunciar e de anunciar. Ai
daqueles e daquelas que, em lugar de visitar, de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo
profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, ai daqueles que em lugar desta
viagem constante ao amanhã, se atrelem a um passado de exploração e de rotina."
"(...)Se só uso (os valores) de ontem, não educo: condiciono.
Se só uso os de hoje, não educo: complico. Se só uso os de amanhã, não educo; faço experiências
às custas das crianças. Se uso os três, sofro, mas educo. Imperfeito, mas correto”
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