sábado, 16 de outubro de 2010

Lógica escolar versus infância.

Uma visita que não aconteceu...
No ano de 2009, a escola  planejava uma visita ao museu do MARCO. Mas ao definir sobre a participação da Educação Infantil, ficou definido que seria uma atividade inapropriada para  crianças de 6 anos.
Diante da  constatação sobre o que é adequado ou não para crianças, é pertinente que pensemos sobre o que permeia nossas escolhas sobre o que apresentar, trazer, disponibilizar às crianças. Porque  tudo para a infância deve ser infantil, se ela está em constante interação com o universo adulto?
Maria Isabel Leite (2007) questiona, se é  necessário separar a experiência cultural para a criança do resto da cultura e se  existe uma cultura específica para as crianças. Em outras palavras: existiria uma espécie exclusiva de cultura“apropriada” para meninas e meninos? 
-ACREDITO QUE NÃO!!!
Mas, este é outro assunto.
Continuando, se  limitarmos os instrumentos privilegiados de relação da criança com o mundo, estaremos caindo no equívoco de separar o mundo da criança do mundo do adulto. As crianças convivem e se apropriam das experiências convivendo numa sociedade formada por adultos e outras crianças, é claro que, a forma de apreender este universo é diferente do adulto, no entanto, isso  não as tornam incapazes de compreender e  atribuir significados, a tudo aquilo que lhes  rodeiam.
Enfim, como contribuir com os processos expressivos sem ampliar e diversificar os repertórios das crianças? Obviamente é necessário alargar as oportunidades de acesso à riqueza da produção humana, promovendo a aproximação aos diferentes códigos estéticos. Mas de que forma? Se a  escola atual vê, mas não enxerga que a criança participa e interage no mundo, sem observar os rótulos que dizem: "apropriado (ou não) para o público infantil".
Acredito  que a escola deve oferecer às crianças um universo artístico-cultural diversificado, pois desta forma, elas terão possibilidade de ampliar suas criações e conhecimentos sobre a história social e cultural da sociedade.

http://lounge.obviousmag.org/cafe_amargo/2013/05/debret-e-a-negacao-do-neoclassicismo-brasileiro.html 

http://www.portinari.org.br/

http://tarsiladoamaral.com.br/

http://www.museualeijadinho.com.br/

http://www.eravirtual.org/pt/

https://catracalivre.com.br/geral/dica-digital/indicacao/46-museus-virtuais-para-voce-visitar-de-graca/

...



Nenhum comentário: