Objetivos da atividade:
- Atender a Lei 10.639/03 que propõe o ensino da história e da cultura da África;
Propor uma atividade onde as crianças possam:
-conhecer os contos africanos
-iniciar o processo de compreensão dos aspectos do multiculturalismo de nossa sociedade.
Conteúdo
Introduzir os contos africanos.
Sequência de atividades:
-Apresentação do vídeo em Data-show;
- Conversei sobre os pontos fantásticos da narrativa, como o fato de o garoto nascer falando e crescer de repente. Expliquei que a história de Kirukú, faz parte de outra cultura, diferente da nossa, mas que tem grande influência na formação de nossa sociedade.
-Resumo das próximas atividades: Explorar o Atlas infantil, "a representação do continente africano e Brasil, além do oceano que os separam, o mesmo oceano que banha o Brasil, que aproveitamos durante o verão...". Falar sobre a vinda dos africanos ao Brasil e sobre o trabalho escravo; existente até hoje, principalmente no que tange a exploração da mão de obra infantil; apresentar aos alunos um pouco da cultura musical, dança , desenhos e pinturas...
Avaliação : Impressões dos alunos
Durante a apresentação do vídeo as crianças identificaram as vestimentas dos adultos e a nudez das crianças. Então, pausei o filme e fiz as inferências necessárias sobre os costumes e o modo de vida da aldeia, como também, falei sobre as danças apresentadas a todo momento como "linguagem corporal, para simbolizar alegrias, tristezas, vida e morte, para celebrar o amor, a guerra e a paz, como formas de expressão dos sentimentos, emoções, desejos e interesses de uma sociedade", segundo Garaudy (1980).
Fiz inferências relacionadas aos tipos de casas, vegetação do local e animais que apareceram durante o filme.
“Não se espera
que uma criança de sete anos possa compreender toda a complexidade das relações
do mundo com o seu lugar de convívio e vice-versa. No entanto, privá-las de
estabelecer hipóteses, observar, descrever, representar e construir suas
explicações é uma prática que não condiz mais com o mundo atual e uma educação voltada
para a cidadania. “ R.
STRAFORINI
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