sábado, 8 de novembro de 2014

Educadora Zoia Ribeiro Prestes-Escola

 A Educadora, Drª Zoia Ribeiro Prestes disse,  no encontro de supervisores, que aconteceu em Florianópolis-SC, não acreditar na escola que está aí...A educadora criticou a organização da escola, a hierarquização do conhecimento e a relação entre os atores, que  privilegia o professor em detrimento da relação com o aluno.  De acordo com a educadora, o problema da escola brasileira é negar a capacidade humana para o desenvolvimento do indivíduo. Vive-se o tempo da escola  focado para institucionalização e não para o desenvolvimento do ser humano, perdendo-se  um tempo enorme na tentativa de enquadrar a pessoa ao ambiente.

Segundo ela, o livro “A formação social da mente”, de Vigotski , não representa as ideias do pensador soviético. Ela garante que não é possível encontrar sequer uma frase de contexto ao se comparar “A formação” com os textos originais do pensador...Ótimo assunto de pesquisa e leitura!

Ela falou, também, sobre Paulo Freire, que ele é tão prestigiado na Rússia como  Vigotski é aqui.


Acredito que o  papel social do professor seja de ajudar os alunos a sistematizar as informações que circulam socialmente.  Cada criança e jovem entende essas informações de uma forma, ou seja,  que para cada fato/história/notícia há múltiplas interpretações e representações. Nossos alunos precisam encontrar, na escola, um ambiente onde  se sintam à vontade para falar sobre suas representações, sem serem ridicularizados por isso,  para  que aprendam a ouvir outros pontos de vista, de maneira respeitosa. É por isso que todo o ambiente deve ser pensado e organizado de modo a  promover o diálogo entre seus sujeitos.



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