terça-feira, 3 de junho de 2014

Estratégias de ensino de leitura



Professor, durante o  processo de ensino-aprendizagem  promova  algumas estratégias de leitura para ajudar nossos alunos a lerem com compreensão. princípio a leitura deve ser feita, incansavelmente, com seu o auxílio, para  mais tarde,  tornar-se um hábito do aluno. 
A organização do espaço da sala de aula, para iniciar um conteúdo novo,  deve começar  com o grande grupo/coletivo,  a leitura deve ser feita  com e para todos,  para discutir questões pontuais e facilitar a compreensão.
 Os objetivos das leituras, dependendo da situação, podem servir para:
 a) obter uma informação precisa; 
b) obter uma informação de caráter geral; 
c) revisar um escrito próprio para comunicação;
 e) praticar em voz alta;
 f) verificar o que se compreendeu.
 Solé (1998) destaca algumas das estratégias mais empregadas nas aulas de leitura,  de qualquer gênero textual, mas podemos aproveitar as dicas e motivar os alunos durante a apresentação de um filme ou da apreciação e análise de imagens. 





























ESTRATÉGIAS:
- Ativar os conhecimentos prévios dos alunos por meio de perguntas que tenham relação com o que vai ser ensinado; antecipar o conteúdo; dar uma explicação geral sobre o que será lido. Questionar sobre: quem está escrevendo o texto? Para quem se está escrevendo? Instigar os alunos a prestarem atenção a determinados aspectos do texto e desta forma ativar seus conhecimentos;  incentivá-los a expor o que já sabem sobre o assunto em discussão. É pertinente lembrar que devemos trabalhar com as linguagens verbal, não-verbal, gestual, etc,   a fim de ajudá-los na construção de  sentido para o que vai ser ensinado.
- É fundamental que os alunos saibam  qual o objetivo da leitura ou de uma  apresentação de um filme, além disso, o professor deve instigá-los durante a leitura do texto ou  da exibição, criando expectativas,  fazendo previsões. Estabelecer previsões sobre os textos ou filmes significa  formular hipóteses sobre a continuidade. Sugerimos, nessa atividade, que seja solicitado aos alunos que formulem hipóteses sobre a continuidade do que está sendo abordado. 
-Incentivar os alunos a fazerem perguntas pertinentes sobre o texto ou filme e se necessário ajudá-los a reformular as perguntas . Instigue  seus alunos a fazerem seus próprios questionamentos, faça perguntas como:  por que determinado tópico foi abordado? Como o tópico foi abordado? De que outra maneira o tópico poderia ter sido abordado?
Estas estratégias de leitura, além de levar o aluno a raciocinar, devem ser vistas como meios à progressiva interiorização do processo de desenvolvimento de uma leitura crítica.




É IMPORTANTE LEMBRAR:
Uma leitura  crítica é perceber nas entrelinhas, e isso  envolve muito mais do que respostas a determinadas perguntas. Uma leitura crítica exige uma consciência, por parte do leitor e é  por isso que o professor, como leitor mais experiente, deve fazer considerações aos aspectos históricos, sociais, culturais e ideológicos, que estão implícitos  nos textos, nos filmes, documentários, obras artísticas, etc.
Enfim, "ensinar a ler, é criar uma atitude de expectativa prévia com relação ao conteúdo referencial do texto, isto é, mostrar à criança que quanto mais ela previr o conteúdo, maior será sua compreensão; é ensinar a criança a se auto-avaliar constantemente durante o processo para detectar quando perdeu o fio; é ensinar a utilização de múltiplas fontes de conhecimento –linguísticas, discursivas, enciclopédicas (...) é ensinar, antes de tudo, que o texto é significativo (...). Isso implica em ensinar não apenas um conjunto de estratégias, mas criar uma atitude que faz da leitura a procura da coerência." Kleiman (2004, p 151)




















Referências
KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, S. Paulo, 2004.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

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