terça-feira, 28 de setembro de 2010

BEETHOVEN.ODE TO JOY


    Escutei esta música  pela primeira vez, quando tinha 12 anos de idade (1984), enquanto ensaiava na fanfarra da Escola Presidente Kennedy-Rolândia-Pr.
Aprendemos a tocar a música, mas não tínhamos a mínima ideia de quem a compôs, que época, enfim, o contexto histórico.
   Infelizmente, os adultos, a sociedade e a própria escola, privam as crianças de conhecer esta ou aquela manifestação cultural. Manifestações  construídas pelo homem, durante toda a história.
 Julgam aquilo que é próprio ou  impróprio e, até mesmo, necessário,  como se as crianças não tivessem os próprios gostos, desejos e vontades.
    A escola deve valorizar a cultura dos alunos, mas não deve abster-se de diversificar e ampliar seus conhecimentos. A melhor forma de tornar acessível aos alunos, informações  sobre manifestações culturais ao longo da história, é por meio da pesquisa: na internet, em visitas aos museus e teatros, ouvindo e assistindo filmes/músicas   de gêneros diversos. Mas não basta ver ou ouvir de maneira passiva, a fim de  perpetuar esteriótipos como: "é bonito ou feio, do velho e do novo, do é para homem e para mulher",  devemos  contextualizar seus momentos históricos, seus personagens e suas lutas, a fim de compreender  como nos tornamos o que somos hoje, e na medida do possível, não  reproduzir o que é imposto pela mídia e cultura em geral, mas refletir  sobre o que é certo ou errado, moral e ético.

Nenhum comentário: