“Uma palavra que não representa uma ideia, é uma coisa morta, da mesma forma que uma ideia não incorporada em palavras não passa de uma sombra.” Vygotsky
terça-feira, 28 de setembro de 2010
BEETHOVEN.ODE TO JOY
Escutei esta música pela primeira vez, quando tinha 12 anos de idade (1984), enquanto ensaiava na fanfarra da Escola Presidente Kennedy-Rolândia-Pr.
Aprendemos a tocar a música, mas não tínhamos a mínima ideia de quem a compôs, que época, enfim, o contexto histórico.
Infelizmente, os adultos, a sociedade e a própria escola, privam as crianças de conhecer esta ou aquela manifestação cultural. Manifestações construídas pelo homem, durante toda a história.
Julgam aquilo que é próprio ou impróprio e, até mesmo, necessário, como se as crianças não tivessem os próprios gostos, desejos e vontades.
A escola deve valorizar a cultura dos alunos, mas não deve abster-se de diversificar e ampliar seus conhecimentos. A melhor forma de tornar acessível aos alunos, informações sobre manifestações culturais ao longo da história, é por meio da pesquisa: na internet, em visitas aos museus e teatros, ouvindo e assistindo filmes/músicas de gêneros diversos. Mas não basta ver ou ouvir de maneira passiva, a fim de perpetuar esteriótipos como: "é bonito ou feio, do velho e do novo, do é para homem e para mulher", devemos contextualizar seus momentos históricos, seus personagens e suas lutas, a fim de compreender como nos tornamos o que somos hoje, e na medida do possível, não reproduzir o que é imposto pela mídia e cultura em geral, mas refletir sobre o que é certo ou errado, moral e ético.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário