O projeto Nosso Mundinho, foi desenvolvido a partir de observações e registros dos comportamentos e relações que as crianças da educação infantil - 6anos, apresentavam no jardim e demais espaços da escola. Muitas crianças não estabeleciam uma relação de cuidado com as plantas e com o espaço escolar. Após conversar com o grupo e conhecer as representações que tinham a respeito do meio em que viviam, elaboramos o projeto. O objetivo foi explorar algumas questões ambientais e práticas cotidianas que interferem no ambiente em que vivemos e dividimos com os outros.
A partir da leitura do livro: O mundinho - Ingrid B. Bellinghausen, escolhemos o título do projeto "NOSSO MUNDINHO". Título bem proposital, pois queríamos explorar a realidade proximal dos alunos e suas práticas cotidianas no espaço escolar, a fim de provocar o diálogo entre a realidade e os novos conhecimentos.
Portanto, para poder cuidar e preservar é necessário observar e explorar o ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e acima de tudo, praticante de atitudes que interferem na conservação e preservação.
Sobre a avaliação das mudanças de comportamentos das crianças:
" As mudanças são evidentes, as crianças compreendem as consequências negativas, causadas pelo excesso de consumo e produção do lixo, para o meio em que vivemos. Entendem que é necessário escolher produtos com embalagens retornáveis e recicláveis, pois a reutilização e o reaproveitamento dos materiais são importantes para preservação e conservação do meio em que vivemos e portanto, é necessário uma prática cotidiana de coleta seletiva".
Nenhum comentário:
Postar um comentário