terça-feira, 31 de agosto de 2010

MEU MUNDINHO .


O  projeto Nosso Mundinho, foi desenvolvido  a partir de observações e registros dos comportamentos e relações  que as crianças da educação infantil - 6anos, apresentavam  no jardim e demais espaços da escola. Muitas crianças não estabeleciam uma relação de cuidado com as plantas e com o espaço escolar. Após conversar com o grupo e  conhecer as representações que tinham a respeito do  meio em que viviam, elaboramos  o projeto. O objetivo foi explorar  algumas questões ambientais e  práticas cotidianas que interferem no ambiente  em que vivemos e dividimos com os outros.
A partir da leitura do livro:  O mundinho - Ingrid B. Bellinghausen, escolhemos o título do projeto "NOSSO MUNDINHO". Título bem proposital, pois queríamos explorar  a realidade proximal dos alunos e suas práticas cotidianas no espaço escolar,  a fim de  provocar  o diálogo entre a realidade e os novos conhecimentos.



A educação ambiental é essencialmente uma pedagogia de ação e segundo Berna (2005, p.18), não basta se tornar mais consciente dos problemas ambientais sem se tornar mais ativo, crítico, participativo. Ou seja, o comportamento dos cidadãos em relação ao seu meio é indissociável do exercício da cidadania.
Portanto,  para poder cuidar e preservar é necessário  observar e explorar o ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador  e acima de tudo, praticante de  atitudes que interferem na conservação e preservação.


O projeto é posto em ação a cada ano letivo e as ações pedagógicas são  desenvolvidas durante todo o ano vigente. A metodologia utilizada leva em consideração as diferentes formas de linguagens (desenho, pintura, música, escrita, etc.) mas  as brincadeiras  e o jogos são  mais  privilegiados. Brincamos, cantamos e criamos diferentes brinquedos e jogos com materiais recicláveis: quebra-cabeças de papelão, boliche com garrafas pet,  instrumentos musicais , pés-de-lata, fantoches, jogo da velha.




















Sobre a avaliação das mudanças de comportamentos das crianças:
" As mudanças são evidentes, as crianças compreendem as consequências negativas, causadas pelo excesso de consumo e produção do lixo, para o meio em que vivemos.  Entendem que é necessário escolher produtos com embalagens retornáveis e recicláveis, pois a reutilização e o reaproveitamento dos materiais são importantes para preservação e conservação do meio em que vivemos e portanto, é necessário uma prática cotidiana de coleta seletiva".






 No decorrer do projeto, conseguimos recursos para visitar  o centro de reabilitação de animais silvestres (cras). O intuito foi  vincular o estudo  com os serviços e pesquisas realizadas no CRAS, a fim de  aprofundar a compreensão sobre o ambiente natural e social.







Nenhum comentário: