quarta-feira, 22 de julho de 2015

John Dewey (1859-1952)




Se você já ouviu falar na necessidade de valorizar a capacidade de pensar, de questionar a realidade, de unir teoria e prática,  de problematizar;  já esbarrou, mesmo sem saber, em algumas das concepções de John Dewey.  
John Dewey foi um filósofo, pedagogo e pedagogista norte-americano, sua  teoria se inscreve na chamada educação progressiva e um  de seus principais objetivos é educar como um todo. 
 Dewey,  influenciado pelo empirismo,  insistia na necessidade de estreitar a relação entre teoria e prática, pois acreditava que as hipóteses teóricas só têm sentido no dia-a-dia. 

"O aprendizado não pode prescindir da teoria e da prática. Aprender significa estar apto a fazer, a realizar, a transformar. Para isso é necessário que se conheça os fundamentos (teoria),  mas que se desenvolva as habilidades necessárias à transformação desses fundamentos em ações concretas no cotidiano escolar". 



"Educação não é uma questão de falar e ouvir, mas um processo ativo e construtivo".