Pratica-se leitura, quando o professor ou a própria mãe ou pai está realizando a leitura para a criança ou com a mesma. Ler e o contar histórias são maneiras ativas de inserir a criança desde pequenininha, no mundo letrado. Ainda que ela não leia o texto escrito, convencionalmente, terá oportunidade de perceber atitudes de leitores efetivos, apropriando-se paulatinamente de estratégias de leitura.
Segundo Abramovich (l997), para que as pessoas se tornem leitores é preciso ouvir histórias desde a infância esse é o início dos leitores do futuro, pois é através das histórias que eles aprendem a conhecer os seus próprios sentimentos, seja eles de raiva, de tristezas, de felicidade entre outros. Ou seja, além de estar sendo inserida no mundo letrado, a criança ainda tem oportunidade de vivenciar suas próprias emoções e vivências na história ouvida.
Há uma diversidade de formas de leitura que podemos realizar com as crianças, inclusive, filmar a própria criança arriscando a leitura. O vídeo, além de servir de recurso para outro momento de leitura, poderá também, auxiliar o professor na avaliação da oralidade e outros.