sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pensador: Friedrich Nietzsche

Friedrich Nietzsche





 Assim Falava Zaratustra de  Nietzsche. 


Como ele mesmo dizia: os leitores extraem dos livros consoante o seu caráter, a exemplo da abelha ou da aranha, do suco das flores retiram o mel, a outra o veneno. 

"Só o que for homem o bastante, emancipará na mulher...a mulher".

"Amamos a vida não porque estejamos habituados à vida, mas ao amor. Há sempre o seu quê de loucura no amor, mas também há sempre o seu quê de razão na loucura".

"Eu aprendi a andar; por conseguinte corro. Eu aprendi a voar; por conseguinte não quero que me empurrem para mudar de sítio".

"Vejo muitos soldados; oxalá possa ver guerreiros. Chama-se "uniforme" o seu traje: não seja uniforme o que esse traje oculta".

"Estado chama-se o mais frio dos monstros. Mente também friamente, e eis que mentira rasteira sai da sua boca: eu, o Estado, sou o Povo".

"O amigo deve ser mestre na adivinhação e no silêncio: não deves querer  ver tudo".

"És escravo? Então não podes ser amigo. És tirano? Então não podes ter amigos".

"O homem é que pôs valores nas coisas a fim de se conservar; foi ele que deu um sentido às coisas, um sentido humano".

"A mudança de valores é mudança de quem cria. Sempre  o que há de criar destrói".

"Quanto mais alto sobes, tanto mais pequeno te vêm os olhos da inveja. E ninguém é tão odiado como o que voa".

"O pior inimigo , todavia, que podes encontrar, és tu mesmo".

"O corpo purifica-se pelo saber, eleva-se com o esforço inteligente: todos os instintos  do que pensa e conhece se santificam; a alma do que se eleva alvoroça-se".

"O meu espírito já não quer correr com solas gastas".

"Quando aprendemos melhor a divertirmo-nos, esquecemo-nos melhor de fazer mal aos outros e de inventar dores".

"O pensamento mesquinho é como a lama: arrasta-se, agacha-se, e não quer estar em parte nenhuma, até que as pequenas excrescências apodrecem e abatem o corpo todo".

"É difícil viver com os homens, uma vez que é difícil guardar silencio".

"É preciso conter o coração: porque, se o deixarmos livre, depressa perdemos a cabeça".

"A vida é uma fonte de alegria, mas onde quer que a canalha  vá beber, todas as fontes estão envenenadas".

"Esvazias a taça em vez de a encher".

"Queremos exercer nossa vingança e lançar nossos ultrajes sobre todos  os que não semelhantes a nós. Desconfiai de todos os que sentem poderosamente o instinto de castigar".

"O que o pai calou, fala o filho, e muitas vezes vi revelado no filho o segredo do pai".

"A vida sempre se há de superar, novamente, a si mesma".

"O que pensa e compreende deve aprender a construir com montanhas".

"Quem não é ave, não deve voar sobre abismos".

"Mandar é mais difícil que obedecer, porque aquele que manda suporta o peso de todos os que obedecem, e essa carga facilmente o derruba".

"Onde quer que encontrasse o que é vivo, encontrei a vontade de domínio, até na vontade do que obedece encontrei a vontade de ser senhor".

"Gostos não se discutem. Toda a vida, contudo, é luta pelos gostos. O gosto é a tempo o peso, a balança, e o pesador".

"Em meus filhos, quero remediar o ser filho de meus pais; e, no futuro todo, quero remediar este presente".



Aquele que é envolvido pelas chamas do ciúme acaba como o escorpião sendo envenenado pelo próprio espinho de seu veneno.

O homem é algo que deveria ser superado...

O que é  macaco para o homem? uma risada ou uma dolorosa vergonha? 

O que enaltece o homem é ele ser uma ponte e não um fim; o que se pode amar no homem é ele ser uma transposição e não uma queda.

É tempo para que o homem determine o seu objetivo. É tempo para que o homem plante a semente da sua  mais alta esperança.

A criança é inocência e esquecimento, um novo começo, um jogo, uma roda que gira por si mesma , um primeiro movimento, um sagrado Sim.

Eu superei em mim mesmo o sofrimento e levei para as  montanhas minhas próprias cinzas e inventei para mim a mais brilhante chama . E eis que, então, o fantasma se afastou de mim.

Não enterrem mais a cabeça na areia das coisas celestiais. mas, sim, mantenham-na erguida e livre, uma cabeça terrestre que dá sentido à Terra.

Eu mudo depressa demais: meu hoje refuta o meu ontem. 

Não vos aconselho a trabalhar, mas sim a guerrear. Não vos aconselho a paz, mas a vitória. Que o vosso trabalho seja uma luta, e vossa paz a vitória.

Cada povo fala a sua língua do bem e do mal e não entende a dos vizinhos. Sua linguagem foi inventada para seus costumes e suas leis.

Se ao menos fôsseis perfeitos como animais! mas para ser animal é preciso ter inocência.

Um vai até o próximo porque procura por si próprio, outro porque gostaria de perder-se. Vosso mau amor por vós mesmos faz da vossa solidão  uma prisão.

Que o futuro seja a razão do vosso hoje

Meu espírito já não vai mais andar com solas gastas.

Minha vontade sempre vem a mim como emancipadora e confortadora.

Sempre achei que fiz coisas melhores depois que aprendi a me divertir melhor. E se aprendemos melhor a nos divertir, esquecemo-nos melhor de fazer os outros sofrerem e de inventar mais dores.  


Sabemos um pouco demais uns sobre todos! E muitos se tornam transparentes para nós, mas ainda assim  não podemos ver através deles.
E a necessidade de ascensão exige degraus e conflitos entre os degraus e os que sobem!A vida deseja elevar-se e , ao subir, deseja superar-se.




















terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

QUALIDADE EDUCACIONAL PARA TODOS

“Tornar a educação, não só tão igual e tão universal, mas também tão completa como as circunstâncias o permitam". Condorcet

Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, marquês de Condorcet,  em plena  Revolução Francesa, preconizava  uma educação que contribuísse para a liberdade de pensamento. Por intermédio dele, se materializava a criação do modelo de escola-nação: única, pública, gratuita, laica e universal.

DESIGUALDADE EDUCACIONAL 

QUANDO NÃO SE TEM ESTUDO

 Rapadura é doce, mas não é mole.
 QUANDO SE TEM ENSINO FUNDAMENTAL
Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.
QUANDO SE TEM ENSINO MÉDIO
Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.
QUANDO SE TEM GRADUAÇÃO
O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem sabor deleitável da secreção  alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.
QUANDO SE TEM MESTRADO
A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em consequência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.
QUANDO SE TEM DOUTORADO
O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum, (Linneu, 1759) isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifera.(Linneu, 1759) No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em consequência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.

(autor desconhecido)