quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

1972...

O que andaram falando em 1972?


 1-Presidente do Brasil: Emílio Garrastazu Médici - General Médici.
Com o discurso  “Brasil, Ame ou deixe-o”,  o governo Militar utilizou os meios de comunicação para instituir uma visão positiva do próprio governo. A campanha publicitária oficial espalhava adesivos e cartazes vangloriando-se do sistema de governo imposto. 
http://www.brasilescola.com/historiab/general-medici.htm




2-   Em 1972 caiu um avião nos Andes.   Depois de 69 dias perdidos na neve, dois jovens conseguiram buscar socorro para o  grupo. Depois da euforia, a surpresa:  para sobreviverem,  alimentaram-se  dos mortos...o que  rendeu muitas reportagens sobre antropofagia.





3- Realizou-se em Munique (Alemanha Ocidental) os XX Jogos Olímpicos da Era Moderna.

No entanto, em 5 de setembro de 1972,  um grupo de palestinos da organização Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica de Munique e ingressou nos dormitórios da delegação israelense. Duas pessoas foram assassinadas imediatamente e outras nove foram feitas reféns do grupo. Os palestinos  pediram a libertação de 200 árabes prisioneiros em Israel e ameaçaram executar dois reféns a cada hora.




4- O presidente norte-americano Richard Nixon visita a China Popular, seguindo-se a abertura do país ao comércio exterior.


5-Realizou-se a 1ª conferência de Estocolmo, entre os dias 5 a 16 de junho de 1972 foi a primeira atitude mundial em tentar organizar as relações de Homem e Meio Ambiente. Na capital da Suécia, Estocolmo, a sociedade científica já detectava graves problemas futuros por razão da poluição atmosférica provocada pelas indústrias.



6- Domingo Sangrento (em gaélicoDomhnach na FolaBloody Sunday, em inglês).
 No ensolarado dia 30 de janeiro de 1972, entre 5 mil e 20 mil pessoas se reúnem na área residencial de Creggan, em Derry, Irlanda do Norte, para reclamar contra as prisões arbitrárias de supostos membros do IRA. Era o segundo dia de marcha pacífica, apesar de o governo ter proibido, em 18 de janeiro, qualquer protesto na Irlanda do Norte até o final daquele ano

http://youtu.be/Yv5U0A10hrI

7- E a Guerra do Vietnã continua... enquanto movimentos pacifistas  pedem o fim da guerra. 


8- CIÊNCIA: dezembro de 1972 aconteceu a última missão tripulada  em direção à lua. Foi a única missão que contou com um geólogo profissional em sua tripulação, a missão que mais tempo permaneceu na superfície lunar, o primeiro lançamento noturno de uma missão tripulada norte-americana e a última viagem espacial tripulada realizada por qualquer país para além da órbita terrestre.



9- MODA


10- MISTICISMO...SETEMBRO DE 1972
Horóscopo chinês,
 Rato: descontraída e alegre. É muito sociável e gosta de estar sempre com os amigos e familiares, mas não dispensa momentos de privacidade com a pessoa amada. Tem muita garra e força para lutar pelos sonhos e objetivos que deseja alcançar, mas nunca se esquece de ajudar as pessoas que gosta. A liberdade e alegria de viver são características marcantes de sua personalidade. Não gosta nem um pouco de se sentir presa... a sensação de liberdade no trabalho com os amigos, com a família e, principalmente, na vida amorosa, é importante para um relacionamento harmônico e feliz.


Signo ocidental, Virgem: organizada,  engole seco quando tem de conviver com alguém que não acompanha o seu pique. Isso até quando sua paciência aguenta. A virginiana é uma pessoa sincera e tem um jeito um pouco sério. Só que, às vezes, a seriedade pode ser confundida com frieza. Mas, quem vai pelas aparências, engana-se e muito. Mesmo que não mostre o que sente, Virgem também se emociona, ri, chora, sofre, ama. É que a sua mania de analisar o que rola ao seu redor faz com que pese seus próprios gestos, deixando até de atender o seu coração. 



CULTURA
1- Músicas nacionais dos anos de 1970: golpe militar de 1964 instaurou no Brasil uma forte censura, e a repressão do Estado sobre a população ou qualquer manifestação que fosse contrária ao governo imposto no país foi muito forte. Então, não demorou para a música – enquanto manifestação artístico-cultural de forte teor político – estar entre os principais alvos da censura. Minhas preferidas, Alegria, Alegria - Caetano Veloso e Prá não dizer que não falei da flores-Geraldo Vandré.

2-Morre Leila Diniz aos 27 anos,  num desastre aéreo, em viagem de volta ao Brasil. Ela havia sido premiada na Austrália como melhor atriz, no Internacional Filme Festival, pelo desempenho no filme,  Mãos Vazias.
Símbolo irreverente da resistência à ditadura nos anos 60, Leila incomodava derrubando convenções e tabus. Defendia direitos num tempo de machismo e conservadorismo absolutos. 



3- Novela Selva de Pedra- 1972:  foi produzida e exibida pela Rede Globo, substituindo O Homem Que Deve Morrer e sendo substituída por Cavalo de Aço, contou com 243 capítulos e formato preto-e-branco.
Foi escrita por Janete Clair e dirigido por Daniel Filho, Reynaldo Boury e Walter Avancini, com supervisão de Daniel Filho.


4-Filmes de 1972: 
-Irmão Sol, Irmã Lua (Fratello sole, sorella luna)
Irmão Sol, Irmã Lua do diretor Franco Zefirelli enfoca os primeiros anos da vida de São Francisco de Assis, que procurou a comunhão com a natureza, renunciando às riquezas da família para traçar seu próprio caminho.


-O Poderoso Chefão (The Godfather)
A obra-prima épica de Francis Ford Coppola apresenta Marlon Brando em seu papel premiado, como o patriarca da família Corleone. 

-Ensina-me a viver .  Cat Stevens é o autor da inspiradora trilha musical.

5- Música: Cat Stevens - Morning Has Broken (1972)
A Manhã Rompeu
A manhã rompeu como a primeira manhã
O melro cantou como o primeiro pássaro
Louvor para o canto, louvor para a manhã;
Louvor para o novo renascer do mundo
Doce é a chuva do novo outono, iluminada pela luz do Céu
Como o primeiro orvalho sobre a primeira grama
Louvor para a doçura do jardim molhado
Brotado em completude por onde os pés d'Ele passam
Minha é a luz do sol, minha é a manhã;
Nascida da primeira luz, o Paraíso a viu surgir;
Louve com entusiasmo, louve cada manhã.

A Divina recriação do novo dia.




domingo, 5 de janeiro de 2014

Receita de ano novo - Drummond



RECEITA DE ANO NOVO - Carlos Drummond de Andrade


Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.